quarta-feira, 3 de junho de 2009

Soninha tem potencial de 3 milhões de votos em SP

O nome de Soninha Francine, ex-vereadora, candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo em 2008 e atual subprefeita da Lapa, já aparece consolidado no cenário político-eleitoral paulista e paulistano.

Soninha tornou-se uma alternativa concreta para parte significativa do eleitorado, saturada dos mesmos nomes e das mesmas figuras da política. Com exceção dos grandes figurões tradicionais, como os ex-governadores Geraldo Alckmin (PSDB) e Paulo Maluf (PP), e as ex-prefeitas Marta Suplicy (PT) e Luiza Erundina (PSB), Soninha desbanca com facilidade todos os demais concorrentes.

A diferença é que Soninha concorreu a seu primeiro cargo eletivo há apenas cinco anos, enquanto os demais estão no mínimo há duas ou três décadas disputando espaço no legislativo e no executivo. Mas o recado parece óbvio: Chega dos mesmos!

Interessante que, pela segunda pesquisa consecutiva, Soninha tem mais votos que os candidatos do PT e do PSDB somados. A candidata do PPS tem quatro vezes mais votos que Aloysio Nunes (PSDB), o dobro de Palocci e seis vezes mais que Fernando Haddad, as opções eleitorais do PT.

No melhor dos cenários, sem Alckmin e Marta, Soninha chega a inéditos 11% de votos. Um potencial extraordinário de quase 3 milhões de votos.

A pesquisa Datafolha para o Governo do Estado foi realizada entre os dias 26 e 28 de maio, com 2.058 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, para o total da amostra.

Soninha tem de 5% a 11% dos votos

Vamos ver o posicionamento de Soninha Francine em cada um dos cinco diferentes cenários.

No primeiro deles, com a apresentação dos nomes de Geraldo Alckmin, representando o PSDB, e Marta Suplicy, pelo PT, o ex-governador do estado alcança 47% das preferências, seis pontos percentuais a mais do que o observado em meados de março (41%), e significativamente acima das menções a Marta, que obtém 15%. Neste cenário, Paulo Maluf (PP) teria 9%, Luiza Erundina (PSB) ficaria com 6% e Soninha (PPS), com 5%. Votariam em branco ou nulo 10%, enquanto 4% estariam indecisos.

Na segunda hipótese de candidaturas apresentada, ainda com Marta pelo PT e Aloysio Nunes pelo PSDB, a ex-prefeita de São Paulo tem 25% das preferências (era de 19% em março passado), enquanto que Paulo Maluf fica com a segunda maior taxa de menções (15%), seguido por Luiza Erundina com 10%, e Soninha, com 8%. Aloysio foi citado por 2%. Nesta hipótese, cresce o número dos que declaram intenção de anular o voto ou votar em branco (25%), e 7% revelam-se indecisos.

No terceiro cenário testado pelo Datafolha junto aos entrevistados, o candidato do PT seria Antonio Palocci e o do PSDB, Geraldo Alckmin que, com 49% das citações, lideraria a disputa, com grande vantagem sobre Paulo Maluf, mencionado por 11%, e sobre Luiza Erundina, que teria 8%. Outros 6% escolheriam Soninha, enquanto que apenas 3% optariam por Palocci. Em relação a esse cenário, declaram intenção de voto branco ou nulo 12%, e 5% dizem não saber em quem votariam.

Com o nome de Palocci, pelo PT, e de Aloysio Nunes pelo PSDB, no quarto cenário investigado, 17% fazem menções a Paulo Maluf (eram de 20% em março), 14% citam Luiza Erundina, e outros 11%, Soninha. Palocci atinge 7% da preferência, enquanto Aloysio tem 2%. Já Campos Machado (PTB) e Paulinho (PDT) obtêm 4% de menções, cada.

Esta a hipótese que apresenta a maior taxa dos que votariam nulo ou em branco (29%), bem como dos que não souberam escolher um nome dentre os apresentados (9%).

O Datafolha apresentou Alckmin pelo PSDB e Fernando Haddad como candidato do PT como um quinto cenário de disputa possível. Alckmin venceria, com 50% das preferências. Maluf tem 11% das citações, Luiza Erundina alcança 8%, Soninha 6%, enquanto Haddad seria a opção de 1%. Declaram voto branco ou nulo 12% e mostram-se indecisos 5%.

Além dos cinco cenários acima, testados pela segunda vez este ano, o Datafolha apresentou um sexto quadro de candidatos a governador aos entrevistados, com a alternativa de Emídio de Souza pelo PT.

Alckmin aparece na frente, com 48%, bem à frente de Paulo Maluf, que seria o escolhido de 12%, além de Erundina, preferida por 8%, e Soninha, por 7%.