sexta-feira, 29 de maio de 2009

Davi Zaia debate arborização urbana em SP

"Minha cidade é meu jardim”. Este será o tema do seminário sobre arborização urbana que será realizado no próximo dia 29 de maio, das 14h às 19h, no Auditório Teotônio Vilela, da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Iniciativa do deputado estadual e vice-presidente da UGT, Davi Zaia, o seminário deverá abordar questões relativas a participação voluntária do cidadão e a responsabilidade do poder público na melhoria da qualidade de vida da população.

Davi Zaia é também 2º vice-presidente do Legislativo paulista e integrante da Comissão Permanente de Assuntos Metropolitanos. É autor de um projeto de lei em tramitação que cria a Semana da Arborização Voluntária no Estado de São Paulo, com o objetivo de estimular o ato voluntário de as pessoas poderem plantar sua árvore, no quintal, jardim, no alto do edifico onde moram, ou mesmo na rua, com a participação do poder público.

A idéia do seminário é trazer a opinião de especialistas no assunto, provocar o debate e levantar propostas, que possam ser utilizadas para aperfeiçoar o projeto na forma de emendas. Foram convidados como palestrantes o secretário Municipal de Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge; o gerente de Cidades e assessor executivo do Programa Município Verde da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, José Walter Figueiredo Silva; a representante do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente e Mobilidade Urbana do Movimento Nossa São Paulo, Nina Orlow; o arquiteto paisagista Raul Pereira; o prefeito de São Sebastião da Grama, Emílio Bizon Neto; e o meteorologista, especialista em hidrometeorologia, Phd e livre docente pela USP, Augusto José Pereira Filho.

Os temas abordados serão: “A Política de Arborização Urbana da Cidade de São Paulo”; “A Arborização no Programa Município Verde”; “Fiscalização do Poder Público, Avaliação e Propostas da Sociedade Civil”; A Espécie mais Apropriada para o Plantio”; “A Experiência de um Município” e “Ilhas de Calor”.