sábado, 28 de março de 2009

Olhos azuis: "Mea culpa, mea maxima culpa"

Por falar no trabalho do partido na Câmara Municipal, este coordenador da Liderança e secretário de Comunicação do PPS/SP se sente na obrigação de fazer um mea culpa por ter nascido branco e de olhos azuis. Como tal, consequentemente, devo ser um dos causadores da crise global. Desculpa, presidente Lula!

As abobrinhas lulistas são bem conhecidas em território nacional. Mas em solo estrangeiro o presidente também capricha. Primeiro foi a busca do "ponto G" em parceria com o ex-presidente dos EUA George W. Bush. Não me recordo se ambos chegaram lá. Agora em encontro com o primeiro-ministro britânico Gordon Brown, Lula disparou o preconceito racial às avessas, num discurso em que justamente condenava a discriminação aos imigrantes.

O presidente afirmou que não foram os pobres, negros e índios que provocaram a crise econômica e surpreendeu com a conclusão: “É uma crise causada, fomentada, por comportamentos irracionais de gente branca de olhos azuis, que antes da crise parecia que sabia tudo e que agora demonstra não saber nada”.

Racismo, além de ser de uma ignorância bárbara, é crime inafiançável. Tanto faz se o discriminado for negro, branco, índio, japonês... Será que o presidente Lula sabe disso? Talvez uma ação na Justiça o alerte para não cometer a mesma barbaridade outra vez.