terça-feira, 31 de março de 2009

Investigação da PF tem firmeza de castelo de areia

Enfim a imprensa revela o que todo mundo envolvido com a política já sabia: o relatório da Operação Castelo de Areia, da Polícia Federal, omitiu as doações da construtora Camargo Corrrêa a outros três partidos políticos: PT, PTB e PV.

Deflagrada na semana passada, a operação aponta uma suposta quadrilha especializada em crimes financeiros e lavagem de dinheiro e também menciona sete partidos políticos que podem ter recebido doações ilegais da construtora nas eleições de 2008.

O relatório da PF cita PSDB, DEM, PPS, PSB, PDT, PMDB e PP, que negam caixa dois. A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) é apontada na investigação como intermediária das doações da empresa a políticos. A entidade nega as suspeitas.

Segundo reportagem do Jornal Nacional, da Rede Globo, os nomes dos três partidos que ficaram de fora do primeiro relatório da PF estão em um e-mail enviado por um dos diretores da Camargo Corrêa em novembro do ano passado para um representante da Fiesp.

Na mensagem, o diretor cobra recibos pendentes de doações ao PT, PTB e PV, além do PSDB - já citado no relatório anterior. O PV e o PTB disseram que as doações da Camargo Corrêa foram registradas na Justiça Eleitoral. A Direção Nacional do PT afirmou que não responde pelos diretórios regionais - a doação foi para um diretório regional, mas não cita qual.

A reportagem mostra ainda comentário do delegado Otávio Russo que diz no relatório que ser "impossível se afirmar, apenas com os dados atuais, a ilicitude de tais doações".

A Operação Castelo de Areia prendeu dez pessoas na última quarta-feira (25), entre elas quatro diretores e duas secretárias da Camargo Corrêa. Eles foram soltos no último sábado (28) mas foram indiciados pela PF por crimes de câmbio ilegal, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.