quarta-feira, 18 de março de 2009

Câmara paulistana celebra os 87 anos do PCB/PPS

Na noite em que a chuva e o trânsito bateram todos os recordes do ano em São Paulo, o PPS celebrou os seus 87 anos em sessão solene da Câmara Municipal, proposta e conduzida pelos vereadores Dr. Milton Ferreira e Claudio Fonseca, em uma iniciativa até então inédita no partido.

A sessão que comemorou o aniversário da fundação do PCB/PPS nesta terça-feira (17/03), no Salão Nobre, contou com a participação de dirigentes e militantes históricos do velho Partidão, além da presença e da manifestação de lideranças atuais do PPS (sucessor do PCB, fundado em 1992) e dos demais partidos.

Foram recebidas mensagens, entre outras, do prefeito Gilberto Kassab (DEM) e do governador José Serra (PSDB). O presidente nacional do PV e líder do partido na Câmara paulistana, José Luiz Penna, participou da sessão e ressaltou a identidade entre as duas legendas.

Compuseram a mesa da sessão solene, presidida pelo líder do PPS na Câmara, vereador Claudio Fonseca, o cineasta e ex-secretário estadual da Cultura, João Batista de Andrade; o presidente municipal Carlos Fernandes; o presidente estadual Davi Zaia; a ex-vereadora e subprefeira da Lapa, Soninha Francine; o secretário adjunto estadual da Habitação, Ulrich Hoffmann; a secretária de Relações Internacionais do PPS, Dina Lida Kinoshita; além dos já citados vereadores Penna (PV) e Milton Ferreira (PPS).

O Partido Comunista Brasileiro surgiu em 19 de março de 1922, sucedido pelo PPS em 1992, após decisão da executiva nacional para mudar a denominação da legenda, visto que o partido passava por uma renovação interna e o Muro de Berlim já havia caído, assim como o “socialismo real” do Leste Europeu.

“O partido tem memória e uma grande trajetória, desde 1922, em defesa da radicalidade democrática. Tem defendido sempre a sociedade civil como sobreposição ao poder do Estado e participou de todas as lutas importantes do País”, enfatizou o vereador Claudio Fonseca.

Para o vereador Milton Ferreira , a celebração ressalta a luta democrática histórica do partido: “O PPS sempre trabalhou por políticas voltadas à sociedade”, disse, relembrando a sua opção pelo PPS há dez anos, quando resolveu conciliar a política com a medicina.

Durante a solenidade, a integrante da Coordenação Nacional de Mulheres do PPS, Tereza Vitale, foi homenageada representando todas as militantes do partido. Os vereadores também homenagearam Alberto Negri, que em nome do presidente de honra Moacir Longo (ausente em decorrência da chuva), recebeu uma placa de prata em agradecimento a todos os militantes históricos do Partidão que persistem na luta.