terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Vereadores do PPS participam de CPIs da Câmara

Os vereadores do PPS Professor Cláudio Fonseca e Dr. Milton Ferreira vão integrar as duas CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) aprovadas na tarde desta terça-feira, na Câmara Municipal de São Paulo. Fonseca participará da CPI do IPTU e Ferreira da CPI do Córrego Jurubatuba.

Como já se esperava, a maioria governista imprediu a instalação de investigações mais polêmicas, como as CPIs da Merenda ou da emissão de alvarás. Apenas os vereadores do PPS, do PT e do PCdoB se manifestaram favoráveis à CPI da Merenda Escolar (reveja aqui).

Em contrapartida, para atender o regimento interno da Casa, que obriga a instauração de pelo menos duas CPI simultâneas, os vereadores decidiram pela apuração da poluição causada pelo despejo irregular de esgoto industrial no Córrego Jurubatuba, uma área de mananciais na zona sul da cidade, e também por supostas fraudes e sonegações do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), principalmente por shopping centers e grandes empresas.

As duas CPIs terão duração de 120 dias e serão compostas por nove vereadores cada uma. A CPI do IPTU será presidida pelo vereador Aurélio Miguel (PR) e a CPI do Jurubatuba pelo vereador Antonio Goulart (PMDB). Pelo mesmo prazo, deve ser aprovada ainda uma terceira CPI, para investigar denúncias de pedofilia, a ser presidida pelo evangélico Marcelo Aguiar (PSC).