terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

PPS debate crise econômica em São Paulo

O deputado federal Arnaldo Jardim e o estadual Vitor Sapienza promoveram na noite desta segunda-feira, na Assembléia Legislativa de São Paulo, o debate "Ações Frente a Crise Econômica", com palestra de Júlio Sérgio Gomes de Almeida, consultor do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) e a presença dos vereadores paulistanos Claudio Fonseca e Dr. Milton Ferreira.

Para Arnaldo Jardim, a formulação política e "desenvolvimentista" de Gomes de Almeida, ao lado do economista Luiz Gonzaga Belluzzo, é a que o PPS "tem mais identidade".

Jardim afirma que Gomes de Almeida se contrapõe à visão monetarista da economia, que predominou durante o governo FHC e tem como principais defensores os ex-ministros da Fazenda Pedro Malan e Antonio Palocci, hoje deputado federal pelo PT, e o atual presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

"O Iedi tem um viés desenvolvimentista e, portanto, uma posição oposta à linha monetarista que predomina no Brasil há décadas", disse Jardim, que tem simpatia pela primeira corrente de pensamento.

Integrante da recém-criada comissão especial de parlamentares que irá formular propostas para combater os efeitos da crise mundial na economia brasileira, Jardim afirma que o debate pode contribuir para elaboração das propostas que serão apresentadas pelo PPS no colegiado, principalmente de geração e preservação de empregos.

Júlio Sérgio Gomes de Almeida foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda; membro do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e membro do Comitê de Política Industrial e Tecnológica da CNI (Confedração Nacional da Industria).