sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Paulistano está mais satisfeito com a cidade

A 2ª edição da Pesquisa “Viver em São Paulo”, divulgada nesta quinta-feira (22/1), às vésperas do aniversário da cidade, revela um diagnóstico da percepção dos que vivem na cidade sobre os mais variados aspectos da administração municipal e dos serviços públicos oferecidos. A iniciativa é do Movimento Nossa São Paulo e a realização, do Ibope.

No levantamento foram realizadas quase 200 questões com 1.512 moradores da cidade com 16 anos ou mais, entre os dias 18 e 29 de novembro. Em alguns tópicos, as conclusões foram recortadas por faixa de renda familiar e por região da cidade.

O ranking das instituições mais confiáveis, a avaliação do atual prefeito e as subprefeituras melhores e piores avaliadas estão entre as conclusões apresentadas. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Sobre realização pessoal:

63% dos entrevistados consideram sua vida “muito interessante”;

49% afirmam experimentar “momentos de alegria intensa” frequentemente e outros 38%, às vezes;

41% dizem que “normalmente realizam aquilo que querem” “a maior parte do tempo” e, para 52%, isso só acontece “às vezes”;

Comparando com o passado, 60% consideram sua vida “muito feliz” e 34%, “mais ou menos feliz”;

26% afirmam que “ter dinheiro” os tornaria mais realizados. “Ter um emprego melhor” aparece em segundo lugar, com 16%, seguido por “conviver com a família” (13%) e “cuidar mais da saúde” (12%).

48% dos entrevistados dizem que se “incomodam muito” com a grande desigualdade social em São Paulo. 17% dizem que se incomodam, “mas não muito” e 33% afiram não se incomodar “porque já se acostumaram com a realidade”.

Sobre a vida em São Paulo:

26% dos entrevistados afirmaram que as “oportunidades” que a cidade oferece é o aspecto mais positivo da vida na capital paulista. Em segundo lugar ficou “mercado de trabalho” (16%), seguido por “lazer e entretenimento” (13%);

“Violência” e “criminalidade” lideram o ranking dos aspectos negativos da cidade, com 58%. Em seguida aparece o “trânsito”, com 12%.

Quando o assunto é “medo”, o item “violência em geral” está em primeiro lugar para 78% dos entrevistados. Em seguida, outros aspectos também relacionados à violência, como: “assalto/roubo” (57%), “tráfico de drogas” (37%) e “sair à noite” (17%);

Comparando com a 1ª edição da pesquisa, a nota média para a cidade de São Paulo permanece exatamente a mesma: 6,5;

Os paulistanos estão mais orgulhosos por morar na cidade: na pesquisa anterior, 44% diziam ter “muito orgulho” por viver na capital paulista. Agora, o resultado subiu para 51%. Os que sentiam “um pouco de orgulho” caíram de 38% para 34%;

Para 61% dos entrevistados, a cidade está “no caminho certo”. Na edição anterior, o resultado era 53%.

Diminuiu de 55% para 46% o percentual de entrevistados que sairiam da cidade se tivessem a chance de morar em outro lugar.


Quanto à eficiência das instituições públicas, 68% estão “totalmente insatisfeitos” – na primeira pesquisa, eram 74%. Sobre transparência na administração pública municipal, 71% se dizem “totalmente insatisfeitos”, contra 79% na edição anterior.

Veja aqui todos os detalhes da pesquisa