sábado, 20 de dezembro de 2008

Núcleo de Meio Ambiente encerra atividades do ano

Em encontro realizado na Câmara Municipal de São Paulo, aconteceu no dia 16 de dezembro a última reunião do ano de 2008 do Núcleo de Meio Ambiente do PPS/SP.

Estiveram presentes membros do diretório paulistano do partido, assessores e representantes dos vereadores eleitos para a próxima gestão, filiados e não filiados, além de e integrantes de movimentos sociais e ambientais da cidade.

O núcleo, que se reúne desde 2005, tem como principal meta desenvolver dentro do PPS - e fora dele - os temas ambientais de maior relevância para a cidade.

"Ao fim de um ano eleitoral de extraordinária relevância no âmbito municipal do partido, tornou-se imprescindível uma reunião final para avaliação das atividades deste ano e planejamento estratégico para 2009", explicou Ricardo Ribeiro, assessor parlamentar da vereadora Soninha e integrante do Núcleo.

Aliás, esse grupo de trabalho teve participação decisiva na elaboração do programa de governo da candidatura de Soninha à Prefeitura na área ambiental.

Além de temáticas tradicionais como Política Urbana, Resíduos, Recursos Hídricos e Educação Ambiental, a discussão do programa levou à conclusão de que, para o controle dos impactos das mudanças climáticas, tanto quanto para a efetivação do desenvolvimento sustentável e sustentado da sociedade, é necessária a efetivação de um modelo municipal de gestão ambiental interada e compartilhada.

Algumas das atividades propostas para 2009: apoiar as ações da nova bancada de vereadores; acompanhar os fóruns de agenda 21 da cidade e os Conselhos Regionais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz; trabalhar pela implantação do Plano Diretor, assim como de políticas municipais de mudanças do clima e de resíduos; estudar novos modelos de relação entre produção e consumo; fomentar a integração entre a o setor produtivo, a sociedade civil organizada e o poder público através de painéis e debates.

Como início das atividades, a preparação da pauta ambiental para discussão nos encontros partidários no primeiro semestre de 2009 e a criação do espaço ambiental na sede. Esta é a "Agenda 23" de novo em andamento. Participe!