sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Soninha adota postura anti-Marta; PPS vota Kassab

Soninha adota postura anti-Marta e PPS confirma apoio a Kassab no 2º turno

THIAGO FARIA
colaboração para a Folha Online


Em reunião nesta quinta-feira, o diretório municipal do PPS confirmou seu apoio no segundo turno à candidatura à reeleição de Gilberto Kassab (DEM). Presente no encontro, Soninha Francine, derrotada no primeiro turno, afirmou que a decisão partiu mais do rompimento do PPS com o PT do que propriamente de um alinhamento com o DEM.

“A decisão anterior ao segundo turno foi de romper com o PT. O PPS rompeu com o PT já há alguns anos. O apoio a Kassab é em torno de apoios programáticos, em cima de compromissos que ele venha a assumir e os quais a gente defendeu nesses três meses de campanha eleitoral”, afirmou a vereadora.

Mesmo concordando com a decisão do partido, Soninha disse que não vai subir no palanque do prefeito. “Eu concordo com a decisão do PPS, mas eu, ainda, pessoalmente, quero me resguardar de algumas associações. Eu não votaria na Marta, mas nem por isso vou abraçar os democratas.”

Soninha já havia adotado uma posição de neutralidade logo após o fim do primeiro turno e, segundo ela, o PPS estava ciente da sua escolha. Hoje, no entanto, disse que não está em cima do muro. “Não é uma posição nula”, afirmou.

Em um papel em que fez algumas anotações durante a reunião da executiva municipal, Soninha resumiu sua posição: “Anti-petismo não. Anti-Marta”.

O presidente municipal da legenda, Carlos Fernandes, diz respeitar a posição da vereadora. “Ela foi adversária do Kassab e está seguindo a orientação do partido, que é o que importa. É uma opção dela [não subir no palanque]“, disse.

Segundo ele, o apoio do partido ao prefeito será programático, sem negociações de cargos em uma eventual nova gestão de Kassab. “O PPS não se pauta por isso, é um compromisso programático”, afirmou.

Para isso, o partido entregou à campanha de Kassab um documento com 13 propostas para serem incorporadas ao programa de governo do atual prefeito.

No fundo

Momentos após o anúncio do apoio, o articulador de alianças a Kassab no segundo turno, Guilherme Afif Domingos, participou do encontro. Soninha, no entanto, preferiu abandonar seu posto na mesa à frente e ficou em pé no fundo da sala acompanhando o ato.

Ao final, Domingos foi cumprimentá-la e aproveitou para convidar a vereadora a participar de palestras em faculdades sobre projetos da administração municipal. Soninha aceitou.

“Na medida que o apoio é institucional, do partido, nós respeitamos totalmente a posição da candidata, que é uma posição de não tentar influir em seus eleitores”, disse Domingos.

O ato que irá oficializar o apoio, no entanto, só acontecerá na segunda-feira (13), no Espaço de Eventos Hakka, mesmo local alugado pela campanha do candidato Geraldo Alckmin (PSDB) para reunir militantes durante a apuração dos votos no domingo e que, com a derrota do tucano, acabou ficando vazio.