segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Rio de Gabeira é 55 mil votos menor que o de Paes

Trinta anos mais jovem e 55 mil votos maior: é assim o Rio de Janeiro de Eduardo Paes, que venceu Fernando Gabeira na acirrada disputa pela prefeitura carioca. Nem por isso o prefeito mais jovem significa renovação, que viria justamente com o sessentão da disputa. Mas vai entender o Rio que elege Benedita, Garotinho, Rosinha e Cesar Maia...

Paes é a reencarnação do malandro carioca: ex-tucano que pulou para o PMDB do governador Sergio Cabral e da base de sustentação de Lula por puro oportunismo, demagogo e populista, fez um programa apelativo e usou todos os recursos da antipropaganda contra Gabeira. Deu certo.

Em torno de Paes esteve a "esquerda" do Rio: PT, PCdoB, PDT, PSB... Todos contra Gabeira, que reuniu PV, PSDB, DEM e PPS. Foi pouco. O preconceito venceu a esperança.

Parece que São Paulo, Rio e Porto Alegre não estavam preparados para a visão diferenciada de Soninha, Gabeira e Manuela, o trio que representaria um novo olhar e uma nova atitude na política brasileira. O eleitorado optou pela visão mais convencional. Mas a mudança virá, cedo ou tarde.