sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Polícia para quem precisa de polícia

A guerra entre policiais civis e militares em São Paulo expõe o que existe de mais grotesco em termos de politicagem e desrespeito à cidadania. Não está em jogo simplesmente uma justa reivindicação por melhores salários. Há manipulação político-partidária e eleitoral de sindicatos atrelados ao PT e ao Governo Lula, que querem criar às vésperas da eleição um fato que desestabilize a reeleição do prefeito Kassab, apadrinhado pelo governador José Serra.

"O direito à manifestação de qualquer trabalhador deve ser garantido, porém não com um comportamento que atente contra o Estado e contra a própria população", afirma o presidente municipal do PPS/SP, Carlos Fernandes. Ele lamenta que os grevistas tenham usado veículos e armas da polícia como instrumentos para a reivindicação trabalhista.

É lamentável tudo isso. Mas pelo menos em uma coisa a candidata petista Marta Suplicy tem razão, mesmo no meio de uma síndrome em que parece raivosa e descontrolada: "a política é suja!". Que o diga este PT pragmático que enterrou aquele bom e velho PT dos idealistas e utópicos.