quinta-feira, 10 de julho de 2008

Feliz Dia da Pizza, Brasil!

No dia em que o STF decide pela liberação dos figurões presos na "Operação Satiagraha" (quem é o marketeiro que inventa esses nomes, hein?), da Polícia Federal, fica o registro que 10 de julho é o Dia da Pizza.

É sério. Não é piada.

Veja como tudo começou...

Uma grande polêmica gira em torno da invenção da pizza. Diferente do que muitas pessoas pensam, ela não foi inventada na Itália. Existem registros que mostram que muito antes dos italianos, os egípcios já faziam uma massa que consistia em uma mistura de farinha com água. Babilônios, hebreus e gregos também faziam um pão chato.

Apesar do pioneirismo dos povos antigos, os napolitanos foram os primeiros a acrescentar temperos, como o manjericão, a um disco de massa assado. Durante o período colonial, o tomate foi introduzido na culinária européia e logo passou a fazer parte das pizzas, que começaram a se assemelhar com as que conhecemos hoje. Mas, na verdade, a pizza era um alimento destinado às pessoas humildes do sul da Itália e era servida também com ingredientes baratos, como toucinho, peixe frito e queijo.

Durante a imigração italiana, os italianos difundiram a pizza por todo o mundo. A pizza chegou ao Brasil no início do século XX e a criatividade dos brasileiros contribui para que novos sabores surgissem. Atualmente, existem cerca de 6 mil pizzarias em São Paulo. Essas são as responsáveis pelo preparo de aproximadamente 43 milhões de discos por mês.

Devido ao grande amor que os paulistanos têm pelas pizzas, em 1985, Caio Luís de Carvalho - então Secretário de Turismo, e hoje presidente da SPTuris, o bom e velho Anhembi – promoveu um concurso para decidir qual seria a melhor pizza da cidade. O concurso aconteceu no dia 10 de julho e, desde então, a data foi marcada com o Dia da Pizza. (site ObaOba)