terça-feira, 8 de julho de 2008

Estadão propõe fazer o primeiro debate no dia 15/7

O grupo OESP, que reúne o portal Estadão, os diários O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde e a Rádio Eldorado, anunciou que pretende fazer o primeiro debate destas eleições, com transmissão ao vivo pela Internet e cobertura conjunta de todos os seus veículos, na próxima terça-feira, 15 de julho, das 11h às 13h.

Foram convidados os seis candidatos mais bem situados nas pesquisas de intenção de voto: Marta Suplicy, Geraldo Alckmin, Gilberto Kassab, Paulo Maluf, Soninha Francine e Ivan Valente. As assessorias dos candidatos ficaram de confirmar ainda hoje a aceitação às regras propostas.

Deve haver uma abertura, feita pelo apresentador escolhido pelo Grupo Estado, de cerca de 3 minutos, com a apresentação do debate e de cada um dos candidatos e partidos.

A seguir, um bloco de perguntas, feitas pelo apresentador a cada um dos candidatos (para cada candidato, uma pergunta). As respostas teriam, cada uma, um tempo máximo de 3 minutos.

Outro bloco de perguntas, feitas pelos candidatos a outros candidatos, um a um (ou seja, cada um dos seis faria uma pergunta a um candidato), com os pares decididos por sorteio, realizado imediatamente antes do debate. Perguntas de um minuto; respostas, 3 minutos. Depois da resposta, cada “perguntador” teria direito a réplica de um minuto, e cada “respondedor” também teria direito a tréplica de um minuto.

Nos dois últimos blocos, cada candidato poderia falar 3 minutos sobre um tema escolhido por sorteio, dentro de um conjunto de temas pré-definidos, e outros 2 minutos sobre um tema livre.

Agenda de debates

Veja abaixo o calendário de debates sugeridos para o Primeiro Turno das eleições paulistanas; a confirmação depende de acordo entre todos os candidatos:

15/07 - Debate Estadão

17/07 - Debate IG

31/07 - Debate Band

28/08 - Debate Band

24/08 - Debate Gazeta

02/10 - Debate Globo

* Record - data a definir. Leia mais aqui.