domingo, 13 de julho de 2008

Confira a agenda de Soninha para domingo, dia 13

A candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, Soninha Francine, tem o domingo marcado por uma agenda cultural. No início da tarde, participa de caminhada no tradicional bairro da Liberdade, em festa pelo centenário da imigração japonesa. À noite, assiste ao encerramento do 3º Festival Latino Americano de Cinema. Confira a programação completa:

13h00 - Caminhada pela tradicional Feira da Liberdade. A candidata do PPS participa do Festival das Estrelas - Sendai Tanabata Matsuri, no centenário da imigração japonesa, no bairro típico da colônia. Ponto de encontro: Metrô Liberdade (saída da Rua dos Estudantes).

O Festival das Estrelas, realizado anualmente, é uma festividade tradicional do Japão no Brasil: conta a lenda da princesa Orihime e seu amado Kengyu, que podem se encontrar uma vez por ano, no mês de julho. Assim, as pessoas fazem pedidos e desejos no tanzaku (papeleta colorida) e o amarram no bambu para que possam realizar seus desejos. Para cada tipo de pedido, uma cor diferente. Branco é para paz, amarelo para dinheiro e verde para esperança. Vermelho serve para pedir paixão; rosa, amor; e azul, proteção dos céus.

As ruas do bairro da Liberdade prestam homenagem ao lendário sentimento de amor e carinho entre Orihime e Kengyu, proporcionando aos visitantes uma beleza única e inesquecível, com enormes enfeites suspensos de papel colorido que simbolizam as estrelas do Tanabata, uma sensação de leveza e graça - e que as enormes caudas ao balanço do vento imitam os cometas cruzando o céu.

19h00 - Participa do encerramento do 3º Festival Latino Americano de Cinema, no Memorial da América Latina, ao lado do candidato a vice-prefeito, o cineasta João Batista de Andrade, diretor de filmes como "Doramundo", "O Homem que Virou Suco", "O País dos Tenentes" e "O Tronco".

No encerramento do festival será exibido o filme "Tangos, o Exílio de Gardel" , do diretor argentino Fernando Solanas, que é o grande homenageado desta edição do evento. Autor de uma trajetória marcada por forte crítica social e questionamentos políticos, Solanas veio a São Paulo para proferir uma aula magna neste sábado, às 15h, e acompanha a exibição de oito de seus filmes clássicos: “Argentina Latente” (2007), “Memória do Saqueio” (2004), “A Nuvem” (1998), “A Viagem” (1992), “Sur” (1988), “Tangos, o Exílio de Gardel” (1985), “Os Filhos de Fierro” (1972) e “A Hora dos Fornos” (1968).