quinta-feira, 3 de julho de 2008

Assessores revelam preocupação dos candidatos

Estes últimos dias úteis da semana estão repletos de reuniões dos representantes de cada um dos candidatos à Prefeitura de São Paulo com as emissoras de TV e o portal iG, que já manifestaram o interesse de realizar debates no primeiro turno das eleições.

Essa peregrinação (re)começou ontem na Globo, prossegue hoje no iG e na Band, e termina amanhã na Gazeta e na Record.

Uma curiosidade destas reuniões, convocadas para a definição das datas e das regras dos debates, são as preocupações levantadas pela assessoria dos candidatos.

Ontem na Globo, por exemplo, o representante do PT estava impaciente com o número de vezes que Marta Suplicy e Soninha Francine (PPS) apareceriam simultaneamente no SPTV, talvez temendo uma comparação do eleitor entre as candidatas. Compreensível.

A preocupação do representante do tucano Geraldo Alckmin era outra: a discussão sobre o "trânsito" no telejornal está programada para o dia 14 de julho, ou seja, em pleno período de férias, quando a quantidade de veículos nas ruas naturalmente é menor. Ele preferia tratar do tema no auge dos congestionamentos. Certamente é o oposto do que preocupa os representantes do prefeito Gilberto Kassab, para quem interessa "esfriar" o assunto.

No portal iG, a preocupação do representante petista foi outra: a utilização da imagem editada do debate pelos adversários, pelo próprio público em ferramentas como o Youtube e a repercussão jornalística sobre quem se sairá melhor no confronto entre os candidatos. O que ele deseja? Censura? (PT: quem te viu e quem te vê!)