domingo, 15 de junho de 2008

Soninha chega de bicicleta à convenção do PPS

MITCHEL DINIZ
colaboração para a Folha Online


A vereadora Soninha Francine (PPS) chegou de bicicleta à Câmara Municipal de São Paulo, onde o PPS realiza neste domingo a convenção para oficializar sua candidatura à prefeitura da capital paulista. Acompanhada por mais 20 pessoas, Soninha utilizou a bicicleta como meio de transporte alternativo devido aos congestionamentos registrados nas ruas de São Paulo.

Segundo a pré-candidata, o trânsito é apenas um dos "grandes nós" de São Paulo, um problema que se relaciona com vários outros, como o transporte coletivo.

"A cidade tem muitos problemas interrelacionados. Se você puxar o fio certo, você consegue resolver várias coisas ao mesmo tempo. O trânsito é um dos grandes nós", afirmou a vereadora, ao chegar para a convenção.

Reportagem da Folha publicada hoje informa que 87% dos paulistanos avaliam o trânsito como ruim ou péssimo, segundo pesquisa de março do Datafolha. Mas, quando se pergunta qual é o pior problema da cidade, o trânsito aparece em sétimo lugar, com 5%.

Soninha disse que acredita na possibilidade de disputar o segundo turno e que vai lutar "seriamente" para isso. Porém, sem atacar seus adversários.

"Na nossa campanha, a gente não vai mirar nos adversários, procurar o ponto fraco do adversário para enfraquecê-lo. A gente vai mostrar a que veio, as nossas propostas", disse.

De acordo com a pesquisa Setcesp/Ibope divulgada no último dia 3, Soninha aparece em quinto lugar com 3% de intenção de voto, empatada com a deputada Luiza Erundina (PSB).

Para Soninha, o resultado da pesquisa não a desanima, pois nunca achou que a disputa fosse fácil. "Eu sei que é difícil tanto quanto sei que é possível. Ao mesmo tempo, eu estou empatada em intenção de voto numa cidade em que muita gente nem me conhece com a Erundina, que não só foi prefeita, mas foi uma grande prefeita na minha opinião. Por isso pra mim é uma honra e não motivo de desânimo."

O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (PE), defendeu a participação do PPS e de Soninha na disputa eleitoral deste ano. Para o socialista, Soninha tem "algo diferente" que pode ser uma surpresa em São Paulo.

"Toda eleição tem uma surpresa. Ninguém imagina que aquilo que é favorito vai se confirmar no final da eleição. Aparece sempre uma zebra, aparece sempre um azarão, há sempre aquele que ninguém imaginava. E Soninha tem tudo pra ser isso, não uma zebra mas ser algo de diferente", afirmou.

Ontem, o DEM oficializou a candidatura do prefeito Gilberto Kassab (DEM) à reeleição. O PMDB também realizou convenção para confirmar o apoio à Kassab. Hoje, além do PPS, o PV também realiza convenção para oficializar apoio a Kassab.

Segundo o calendário da Justiça Eleitoral, os partidos têm até o dia 30 de junho para realizar as convenções municipais.