terça-feira, 10 de junho de 2008

Quem vem para confundir, quem vem para explicar

No fim-de-semana, o "Painel do Leitor" da Folha de S. Paulo publicou a seguinte carta, sobre o tema pedágio urbano:

"Essa história de cobrar pedágio em São Paulo porque o transporte público é bom deve ser piada ("Soninha critica Maluf e defende criação de pedágio no centro de SP", Folha Online, 2/6).

Moro na capital desde 98 e, devido a deficiência física, não pago ônibus. Mesmo assim, acho o sistema sofrível. Eu teria direito à isenção no metrô, mas nunca consegui o bilhete especial -sempre falta algo. Soninha diz isso porque não precisa usar transporte público."


THOMAZ SECUNDINO LOPES PORTELLA (São Paulo, SP)

Soninha respondeu assim, na edição de hoje, tentanto esclarecer a confusão (voluntária ou involuntária?):

"Resposta ao leitor Thomaz Secundino Portella: Eu não disse que o transporte público "é bom" (aliás, o pedágio cobrado aos automóveis particulares deve ser investido nele), mas que na região central da cidade não se pode alegar falta de alternativas - milhares de linhas de ônibus convergem para o centro, que também é servido por metrô e trens.

O sistema precisa melhorar - e muito - especialmente para pessoas com deficiência (mas é inaceitável que ele não consiga o bilhete especial do metrô). Eu não "preciso" usar o transporte público, mas uso - porque acho que devo fiscalizar de perto e porque em alguns casos realmente é uma alternativa preferível."


Soninha Francine - vereadora PPS