quinta-feira, 10 de abril de 2008

Quando o Aurélio consultou o Aurélio...

A maior polêmica do dia na Câmara Municipal ocorreu exatamente na votação do último projeto (em ordem alfabética, de acordo com o nome dos vereadores), que foi o do vereador Wadih Mutran (PP).

Segundo a pauta de votação, publicada no Diário Oficial, o vereador queria implantar asilos públicos na cidade. Mutran chiou, bem ao seu estilo: não se tratava de asilo, mas de "creches para idosos da terceira idade" (sic).

Redundância à parte, o vereador tinha a sua razão. Ele não propõe asilos (onde os idosos possam morar), mas espaços de convivênia diurna com funcionamento semelhante ao das creches, onde as crianças recebem cuidados especiais durante o período de trabalho dos pais.

O líder do DEM, vereador Carlos Apolinário, fez piada: ao propor as tais "creches para idosos", Mutran estaria legislando em causa própria. Risos. Estava assim o clima de ontem na Casa.

Depois, o vereador e ex-judoca Aurélio Miguel (PR), disse que recorreu ao outro Aurélio (o dicionário) para buscar a origem e o significado do termo "creche": abrigo de crianças; instituição pública de assistência social que, durante o dia, abriga e alimenta crianças.

Ou seja, melhor seria denominar "espaço de convivência". Prevaleceu o argumento dos Aurélios.