segunda-feira, 28 de abril de 2008

PPS encerra ciclo com debate sobre gestão pública

O PPS paulistano promoveu neste sábado, no bairro de Santana, na Zona Norte, o quarto e último encontro regional preparatório de pré-candidatos para as eleições de outubro, com palestra do urbanista Marcos Gadelho, subprefeito da Casa Verde, sobre o tema "Gestão da Cidade de São Paulo".

Também participaram da mesa a vereadora Soninha Francine, pré-candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo; os presidentes municipal e estadual do partido, Carlos Fernandes e Davi Zaia; o professor Ronaldo Sagres, representando a reitoria da UniSantana (local do evento); o secretário-adjunto de Habitação do Estado e ex-presidente da SPTrans, Ulrich Hoffmann; e o diretor de atendimento da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), Sérgio Camarano.

Com uma exposição detalhada de Marcos Gadelho sobre a sua experiência na administração pública, desde o governo de Franco Montoro até o trabalho atual na região da Casa Verde, os pré-candidatos do partido tiveram uma verdadeira aula sobre gestão municipal, infra-estrutura, planejamento e desenvolvimento sustentável.

Todos os participantes destacaram a importância de se contruir um programa de governo verdadeiramente identificado com a cidade de São Paulo, que possa "corrigir distorções e reduzir as distâncias", como resumiu a vereadora Soninha.

"Nossa proposta se baseia na diminuição das distâncias entre ricos e pobres, entre a casa e o trabalho, entre a administração e o cidadão", comparou a pré-candidata do PPS. "O eixo principal da campanha será a ´mobilidade urbana´, aí incluídas as questões de trânsito e transporte e todos os temas interligados como uso e ocupação do território, planejamento urbano, habitação, meio ambiente, emprego, saúde, educação, lazer."

Resultado dos encontros

Em cada encontro regional, além de um tema central, foram apresentados diversos problemas pontuais levantados pelas comunidades locais e pelos pré-candidatos. O objetivo deste ciclo de eventos foi mobilizar a militância, realizar um amplo debate sobre a cidade e começar a formular um plano de governo para São Paulo.

No primeiro encontro regional, da região Centro-Oeste, em 29 de março, o presidente de honra do PPS/SP, Moacir Longo, falou sobre "A História do PPS, a importância do partido político e da vereança para a cidadania".

Em 5 de abril, na Zona Sul, o tema foi o problema do "Lixo e a destinação dos Resídios Sólidos", com a participação de Edson Rodriguez, antigo militante do partido e vice-presidente da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).

No dia 12 de abril, na Zona Leste, discutiu-se "Esporte, Lazer, Juventude e Cultura" com a participação da própria vereadora, do ex-secretário estadual de Cultura João Batista de Andrade e do ex-secretário municipal de Esportes Heraldo Corrêa.

Estes temas em debate são algumas das prioridades do PPS e do programa de governo que se constrói em torno da pré-candidatura de Soninha. Propostas e opiniões sobre estes e outros assuntos relevantes para a cidade podem ser postadas no site do Projeto SP.

No mês de maio, finalizando esse processo de pré-campanha e já preparando o partido para a convenção eleitoral de junho, será promovida uma reunião ampliada do Diretório Municipal do PPS/SP, com a presença de parlamentares, presidentes de zonais e pré-candidatos.

A intenção é consolidar as propostas formuladas em cada região, fazer um balanço da pré-campanha, avaliar o quadro político e reiterar o apoio à candidatura de Soninha Francine à Prefeitura de São Paulo, indicação que será oficializada em junho, de acordo com a legislação eleitoral.