quarta-feira, 2 de abril de 2008

Dica: "Uma nova cultura política", de Alberto Aggio

Para entender um pouco mais a esquerda no Brasil e a atual conjuntura mundial, vale a leitura de "Uma nova cultura política", de Alberto Aggio (Fundação Astrojildo Pereira, 2008, 146p.).

O livro reune temas, idéias e opiniões colecionados durante o difícil trajeto da consolidação democrática no país, muito embora boa parte dos artigos e ensaios selecionados não seja dedicada apenas ao contexto brasileiro. "Ao velho estilo", diz o autor, "esse é um livro de intervenção intelectual e o seu foco preferencial é o mundo da política, mais especificamente a política de esquerda."

Daí a profusão de personagens tão distintos e significativos: de Che Guevara a Chávez, de Allende a Pinochet, com referências a autores como Mariátegui e Gramsci.

Alberto Aggio é mestre em História pela USP e Professor da UNESP / Franca. Foi um dos principais colaboradores da Conferência da Esquerda Democrática "Caio Prado Júnior", realizada pelo PPS em 2007, e é responsável pela reativação do PPS de Franca, no interior de São Paulo.

O livro já pode ser adquirido pela Internet (clique aqui), mas deverá haver um lançamento ofcial no início de maio, na Câmara Municipal de São Paulo, com a realização de um debate sobre o tema com a vereadora Soninha Francine, o professor Martin César Feijó, o presidente de honra do PPS/SP Moacir Longo e o cineasta João Batista de Andrade. Divulgaremos oportunamente.