quarta-feira, 23 de abril de 2008

As candidaturas começam a se consolidar

O que no início é sempre um balão de ensaio, começa a ganhar um contorno mais palpável quando vai se aproximando o período das convenções partidárias que definirão os candidatos a prefeito e vice, além das chapas de vereadores e a política de alianças de cada legenda.

Se a eleição fosse hoje, ao que parece teríamos confirmadas as candidaturas de Gilberto Kassab (com apoio do PMDB, talvez tendo Alda Marco Antonio de vice); Geraldo Alckmin (com o PTB de Campos Machado); e Marta Suplicy (com o PR do Centrão e de Marcos Cintra).

O PPS também confirma a sua candidatura à Prefeitura de São Paulo: Soninha Francine. Quem seria o vice? Há contatos com alguns outros partidos, mas nomes do próprio PPS não faltariam: o ex-secretário estadual de Esportes e medalhista olímpico Lars Grael; o ex-secretário estadual de Cultura João Batista de Andrade; o ex-secretário municipal de Esportes Heraldo Corrêa; ou o subprefeito da Casa Verde, Marcos Gadelho, seriam ótimas opções.

Além destas candidaturas já colocadas, há outros nomes que devem entrar na disputa: o "bloquinho" formado por PCdoB, PDT e PSB tem três pré-candidatos (Aldo Rebelo, Paulinho da Força e Luiza Erundina). Resta saber se chegam a um consenso entre eles, se mais de um disputará a eleição, ou se acabam optando pelo apoio a outra candidatura.

Pelo PP, Paulo Maluf deve ser outra vez candidato. Dizem por aí que será o braço do PT para bater nos adversários. Pelo histórico de alianças nas recentes eleições, faz todo o sentido.

O PSOL já lançou o deputado federal Ivan Valente, tendo como vice o estadual Carlos Giannazi. Pelo PHS deve vir Zulaiê Cobra.