quinta-feira, 6 de março de 2008

Fim-de-semana marcado pelo Dia da Mulher

As homenagens pelo Dia Internacional da Mulher (sábado, 8 de março) já começam hoje, quinta-feira, com a tradicional Sessão Solene da Câmara Municipal de São Paulo, a partir das 15h. Cada vereadora paulistana (são 7 mulheres entre 55 parlamentares) e o restante dos partidos sem representação feminina escolhe uma mulher para ser homenageada.

Só para constar, as vereadoras de São Paulo são: Soninha Francine (PPS), Mara Gabrilli (PSDB), Claudete Alves (PT), Marta Costa (DEM), Lenice Lemos (DEM), Myryam Athie (PDT) e Noemi Nonato (PSB).

No sábado, a partir das 10h30 da manhã, haverá passeata de mulheres pelo centro histórico de São Paulo, com saída da Praça Ramos, em frente ao Teatro Municipal.

"Esse dia tem história! O Dia Internacional da Mulher é um dia de luta em todo mundo, fruto da mobilização de operárias no início do século passado. Sua celebração foi proposta por Clara Zetkin, na II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em 1910, e a partir de então foi comemorado em diferentes datas", ensina o panfleto convocando para o ato.

E prossegue: "Em 1922, passa a ser celebrado no dia 8 de março, data em que as operárias russas dão início às mobilizações da Revolução de 1917. Mulheres feministas anticapitalistas em luta por igualdade, autonomia e soberania popular! Lutamos para acabar com o machismo e com tirania do livre comércio."

"Nós mulheres do campo e da cidade, lésbicas, negras, mulheres com deficiência nos organizamos e lutamos contra a violência sexista, pelo direito ao aborto seguro e gratuito, por uma educação não-sexista e não-racista, pela livre orientação e expressão da nossa sexualidade, por mais creches e escolas e por salários justos."

"Queremos um mundo sem as guerras, a violência, a dominação dos povos, a concentração de riquezas, as relações de opressão, exploração, exclusão social, discriminação, racismo e a destruição da natureza que nos desumaniza e rouba nosso futuro. Mudar o mundo para mudar a vida das mulheres!"

Uma série de entidades organizadas assinam o manifesto reproduzido acima.

Ainda no sábado, às 17h, a Coordenação Estadual de Mulheres do PPS/SP promove um evento no Espaço Cultural Instituto Bela Vista Bela, na rua da Abolição, 254, Bela Vista.

Serão homenageadas algumas mulheres pela "atuação como cidadãs, ativistas e profissionais que fizeram e fazem a diferença na construção de uma sociedade mais humana e justa, sem contudo perder a identidade feminina", diz o convite das mulheres do PPS.

Enfim, a nossa saudação antecipada a todas as mulheres do Brasil e do mundo.