sábado, 29 de março de 2008

Faça o que a Folha manda, mas não o que ela faz

A Folha de S. Paulo deste sábado estampou em matéria de capa: "Carro de secretário invade corredor de ônibus". Relatou (e retratou) que o veículo do tucano Ricardo Montoro, secretário de Participação e Parceria da Prefeitura de São Paulo, ocupava irregularmente a pista exclusiva do transporte coletivo para driblar o trânsito da Avenida Nove de Julho.

Detalhe inúsitado: as fotos da manchete e da reportagem interna foram tiradas bem atrás do carro do secretário, ou seja, o fotógrafo também cometeu a mesma irregularidade citada na matéria. Ora, mas a Folha pode?

O jornal relata que às 13h10 de sexta-feira, o Astra do secretário usou o corredor da avenida Nove de Julho, na região do Jardim Paulista, por pelo menos cinco minutos.

Esse foi, ainda segundo a matéria, o tempo que a reportagem da Folha acompanhou o veículo, entre a avenida Brasil e o viaduto Nove de Julho. Pois então, se admite que acompanhou durante todo esse tempo, a Folha deveria também reconhecer que cometeu a mesmíssima ilegalidade. Estranho esse "poder da imprensa". Muito estranho.