quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Morte entre jovens aumentou 31,3% em dez anos

De acordo com a Folha de S. Paulo de hoje, um estudo realizado pela Ritla (Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana) indica que houve um aumento de 31,3% no número de mortes de jovens - de 15 a 24 anos -, entre 1996 e 2006. Os números passaram de 13.186 para 17.312. Por outro lado, a pesquisa mostra que houve uma pequena redução no índice, nos últimos quatro anos. Entre as principais causas de morte estão arma de fogo e a violência no trânsito.

De acordo com Júlio Jacobo, coordenador do estudo, os dados levam em conta atestados de óbito dos 5.564 municípios do país e informações do Ministério da Saúde.

Segundo a pesquisa, São Paulo, Rio, Recife, Salvador e Belo Horizonte estão entre os 200 municípios com maior número de homicídios, na população total de 2006. Entre os municípios com maiores taxas médias, o campeão é Coronel Sapucaia (MS) - com 107,2 mortes por 100 mil habitantes. De acordo com registros do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade tinha 13.979 habitantes no ano passado.

O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Telles Barreto, admitiu nesta terça-feira que o número de homicídios no país ainda é elevado, mas que há perspectivas de redução. Segundo ele, o esforço do governo é no trabalho de prevenção de maior rigor na aplicação de leis de trânsito. "Os números são altos, mas reflete uma preocupação porque coloca a questão da Segurança Pública entre as prioridades", disse.

Ele lembrou que o governo fechou convênios com 99 municípios no valor de R$ 41,5 milhões, dentro do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), o PAC da Segurança.