terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Medidas de combate à poluição: prioridade do PPS

Por iniciativa dos deputados do PPS Davi Zaia e Arnaldo Jardim, com apoio da vereadora Soninha Francine, realizou-se nesta segunda-feira (3/12) o seminário "A qualidade do diesel combustível e seus reflexos no meio ambiente urbano", onde foi discutida a implementação da resolução 315/2002 do Conama, que estabelece a redução do teor de enxofre existente no diesel combustível para 50 partes por milhão (ppm) até 2009.

O deputado estadual Davi Zaia citou o Projeto de Lei 1.175/2007, de sua autoria, que propõe que o diesel vendido no Estado emita ao ser queimado no máximo 20 partes por milhão, lembrando que atualmente este percentual na região metropolitana é de 500 ppm e, no interior, de 2.000 ppm.

O ambientalista John Butcher divulgou o trabalho do Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade e considerou extremamente possível o cumprimento da resolução do Conama, uma vez que o diesel consumido nos EUA emite apenas 10 ppm de enxofre, e reclamou da posição da Petrobras, de condicionar o lançamento do novo combustível à renovação da frota.

Tanto a vereadora Soninha Francine, pré-candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, quanto Xico Graziano, secretário estadual do Meio Ambiente, preocuparam-se com o “jogo de empurra” existente entre os diversos órgãos governamentais e a Anfavea, que ignoram que a questão da melhoria do diesel é, no fim das contas, de saúde pública.

Isso foi ressaltado na exposição de Luiz Alberto Amador Pereira, pesquisador do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da USP, que discorreu sobre os efeitos nocivos que a poluição atmosférica causa à saúde da população, principalmente dos grupos vulneráveis, como crianças e idosos.

O deputado federal Arnaldo Jardim citou seminário que realizou em Brasília sobre o mesmo tema, onde houve cobrança direta à ANP sobre o fornecimento do diesel com teor reduzido de enxofre e, assim como Oswaldo Lucon, assessor da secretaria do Meio Ambiente, preocupou-se com os detalhes da implementação da resolução do Conama.

O evento teve a presença de representantes de diversas entidades civis e pré-candidatos do PPS à Câmara Municipal de São Paulo em 2008, que participaram do debate onde foi sugerida a melhoria dos transportes públicos e a adoção de combustíveis alternativos como ação para o combate à poluição.