terça-feira, 13 de novembro de 2007

Toque de Midas às avessas

Midas é o rei da mitologia grega que transformava em ouro tudo que tocava. Lula é o mitológico presidente que vem revelando seu dom às avessas: nesta foto de 21 de agosto passado, na fábrica da Embraer de São José dos Campos, comemorou a compra de 20 jatos pela recém-falida BRA.

A impressão é que bastou o toque de Lula para quebrar a companhia aérea, que deixou de operar e demitiu seus 1.100 funcionários.

Antes, já havíamos publicado no Blog do PPS/SP Lula posando com a bandeira do Corinthians (reveja), que segue ameaçado pelo rebaixamento. Ai, meu São Jorge...

Vale ainda lembrar trechos do nada profético discurso de Lula:

"(...) Este é um fato muito importante. Na verdade, e por várias razões, um marco na aviação brasileira. E, aqui, eu queria dizer à direção da BRA que possivelmente hoje ficará marcado como o dia em que as empresas aéreas brasileiras descobriram a Embraer."

"(...) Pois bem, eu penso que a BRA está dizendo claramente o seguinte: nós temos uma empresa de ponta, que produz um produto de ponta e que atende plenamente os desejos do mercado nacional, com autonomia para voar de Porto Alegre ao Ceará em vôo direto e com conforto. E, possivelmente, o gesto que a BRA está fazendo neste momento será repetido por outras empresas."

"(...) Então, essa combinação que a BRA está fazendo nesse instante [compra de aviões de médio porte e vôos regionais] pode significar uma novidade extraordinária e uma revolução no conceito da aviação brasileira. Eu tenho certeza de que nesses próximos anos a BRA vai colher com o lucro e com o crescimento do número de clientes pela aposta certa que está fazendo de acreditar cada vez mais na aviação regional."

(...) A BRA está dando uma demonstração de que não é apenas o coração que é brasileiro ou a cabeça que é brasileira, ela é uma empresa que acredita no crescimento da oferta de passageiros neste País para cumprir a demanda que eles vão oferecer."


Obviamente, Lula não tem culpa. Ele não sabia de nada.