sexta-feira, 30 de novembro de 2007

É Lula de novo, nos braços do polvo...

O trocadilho pode parecer infame, mas a popularidade de Lula (que vem se transformando perigosamente em populismo) tira o presidente dos braços do povo e o empurra para o abraço do polvo.

Lula está preso nos tentáculos desse bicho estranho que é o terceiro mandato, hipótese cada vez mais alimentada, embalada e conduzida pelo PT, que teme perder a boquinha do poder e da máquina administrativa a partir de 2010. O que é isso, companheiros?

A disputa interna do partido neste fim-de-semana, quando serão "renovadas" (será?) as direções municipais, estaduais e nacional, será marcada pelas lembranças dos recentes escândalos petistas e pela idéia golpista da mudança constitucional para permitir nova reeleição de Lula. Abre o olho, PT!

"Povo acertou ao votar em mim", diz Lula. É uma das manchetes do dia. A outra: "Projeto do PT abre brecha para rever mandato". Proposta de plebiscito diz que Constituinte faria reforma em parte da Constituição que trata de reeleição e mandato de 4 anos. Dirigentes petistas garantem que não há "intenções implícitas" (não, são explícitas, mesmo!) e que PT rejeitará terceiro mandato "mesmo se o povo quiser". Ora, ora...

Para piorar a situação, até a sobriedade de Lula vem sendo questionada. O "ex-blog" do prefeito do Rio, César Maia, traz hoje o seguinte comentário, intitulado "Aqueles Olhos Vermelhos":

"O close que a câmera da TV fez ontem durante o discurso de Lula esbravejando pela CPMF, mostrou olhos carregados de um tom vermelho. A razão? Perguntem aos especialistas da madrugada."

Eita! A situação tá brava! Como diria Renato Russo: "Festa estranha, com gente esquisita / Eu não tô legal / Não agüento mais birita."