terça-feira, 16 de outubro de 2007

Geração de jovens de 2000 tem atuação destacada

Uma curiosidade marca a geração de jovens lideranças que no ano 2000 formaram a Juventude do PPS/SP: passados sete anos, todos eles têm hoje uma atuação destacada em seus segmentos, com forte representatividade na política e na sociedade.

O principal destaque do dia é sem dúvida o empresário Ronaldo Koloszuk (foto), 30 anos, diretor do Comitê de Jovens Empreendedores da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e líder da Frente Nacional da Nova Geração, conjunto de entidades que reúne jovens empresários e profissionais liberais.

Ele é o organizador do evento "Tributo contra o Tributo", que acontece hoje à tarde no vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo. Será um show-protesto contra a prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), com apresentação de artistas como Zezé di Camargo & Luciano, KLB, CPM 22, Fresno e NX Zero.

Entre os anos de 2000 e 2003, o Núcleo da Juventude do PPS/SP teve como presidente Maurício Huertas; secretário-geral Ronaldo Koloszuk; coordenador de comunicação Alexandre Costa; coordenador de finanças e assuntos jurídicos Renato Dorgan Filho; coordenador do movimento estudantil Anderson Cruz; e coordenador de movimentos sociais Ricardo Maritan.

O jornalista Alexandre Costa, então coordenador de comunicação da Juventude do PPS/SP, é hoje o secretário adjunto de Comunicação da Prefeitura de São Paulo, na administração de Gilberto Kassab, e um dos homens de confiança do prefeito.

Também o sociólogo Bruno Caetano, tucano de carteirinha e atual secretário de Comunicação do Governo Serra, teve a sua passagem pelo PPS entre 1999 e 2000. Acompanhando o então vereador paulistano Nelson Poença, que na época se transferiu do PSDB para o PPS, ele contribuiu bastante para a formação do Núcleo de Juventude do partido.

O advogado Renato Dorgan, então coordenador de finanças e assuntos jurídicos da Juventude, é o atual chefe de gabinete do deputado estadual Alex Manente, ele próprio um dos mais jovens parlamentares da Assembléia Legislativa de São Paulo e possível candidato a prefeito de São Bernardo do Campo.

O então coordenador do movimento estudantil da Juventude, Anderson Cruz, é técnico em edificações e estudante de Direito na Universidade São Francisco. Trabalha como educador em organizações não-governamentais e tem atuação destacada no Rotaract, o grupo de jovens do Rotary Club.

Outro advogado, Ricardo Maritan, ex-coordenador de movimentos sociais da Juventude, é hoje secretário de políticas públicas do PPS/SP, organizador dos Jogos Universitários de Direito e assessor direto do secretário municipal de Serviços da Prefeitura de São Paulo, o deputado Dimas Ramalho.

O jornalista Maurício Huertas, então presidente da Juventude, é secretário de comunicação do partido, responsável pelo Blog do PPS/SP, pelos sites municipal e estadual, e um dos principais articuladores do novo perfil do PPS paulistano, promovendo a filiação de nomes expressivos como a vereadora Soninha Francine, o medalhista olímpico Lars Grael, o ex-vereador Cláudio Fonseca, o ídolo corinthiano Ronaldo Giovanelli, o empresário Ciro Batelli e os advogados Paulo Cremonesi e Rosana Chiavassa.