terça-feira, 9 de outubro de 2007

Famosos puxadores de voto são destaque na mídia

O assunto preferido de toda a imprensa a um ano das eleições de 2008 tem sido a proliferação da candidatura de celebridades em todos os partidos, resultado da estratégia de buscar "puxadores de votos" entre esses nomes conhecidos (e algumas bizarrices).

Se há ao menos um fator positivo nisso, é a intensificação do debate político. Artistas, apresentadores de TV, esportistas renomados, esses famosos têm o poder de atrair a atenção de uma parcela da população até então alienada politicamente.

Mas não é só isso. No caso do PPS paulistano, especialmente, não se pode dizer que as "celebridades" sejam mero recurso de captação de votos. Veja o caso da radialista, apresentadora de TV e comentarista esportiva Soninha Francine (na foto com a filha Júlia), pré-candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo.

Vereadora eleita em 2004, Soninha é o melhor exemplo da personalidade pública que não faz um discurso vazio, insustentável politicamente. Ao contrário, tem consistência, preparo e excelente conteúdo programático e ideológico.

Outra figura pública e renomada do PPS é o velejador e medalhista olímpico Lars Grael. Mas ele não está no PPS simplesmente por ser um ícone do esporte brasileiro. Grael foi secretário de Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo entre 2003 e 2006, no governo de Geraldo Alckmin (foto).

Foi idealizador e fundador do Projeto Grael, hoje Instituto Rumo Náutico, no Rio, que deu origem ao Projeto Navegar, no âmbito federal, e ao Navega São Paulo, na administração paulista, atendendo mais de 40 mil jovens.

Atualmente Lars Grael é presidente da Comissão Nacional de Atletas, membro do Conselho Nacional de Esporte e "Embaixador das Águas" da WWF no Brasil.

"Estou me filiando por absoluta afinidade ideológica e pela postura do PPS de ter o esporte entre as suas prioridades de políticas públicas", afirmou Lars Grael. "Vamos promover uma cruzada nacional para que outros esportistas possam reforçar estas propostas."

Outro nome do PPS conhecido do público é o ator e apresentador de TV Kito Junqueira. Atualmente na Rede Record, apresenta o programa "Acredite se Quiser" e atuou nas novelas "Vidas Opostas" e "Cidadão Brasileiro".

Kito Junqueira, ou Heráclito Gomes Pizano, seu nome de batismo, foi deputado estadual por São Paulo, eleito pelo Partido Verde, de 1994 a 1998.

Um filiado famoso do PPS que não teve ainda experiência na política, mas leva vantagem por ser extremamente carismático e conhecido pela sua honestidade, é o ex-goleiro e ídolo corinthiano Ronaldo Soares Giovanelli (na foto com o time campeão brasileiro de 1990). Pré-candidato à Câmara Municipal de São Paulo, ele já elegeu como prioridade formular propostas de inclusão social, principalmente através do esporte.
Veja matérias da Folha e do G1 sobre celebridades que estão entrando na política.