quinta-feira, 18 de outubro de 2007

18 de outubro: Dia do Médico

O dia 18 de outubro é considerado o dia do médico em muitos países, como Brasil, Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos. Esta data foi escolhida por ser o dia consagrado a São Lucas, o "amado médico", segundo o apóstolo Paulo.

Lucas teria estudado medicina em Antioquia, além de ser pintor, músico e historiador, um dos mais intelectuais discípulos de Cristo. A tradição de ter Lucas como o patrono dos médicos se iniciou por volta do século XV.

O PPS/SP aproveita a data para fazer também uma homenagem aos médicos que integram o partido (que tem entre seus dirigentes históricos o saudoso médico sanitarista Sérgio Arouca).

Um deles é o Dr. Milton Ferreira (o terceiro na foto, com o presidente do PPS paulistano, Carlos Fernandes, o deputado federal Arnaldo Jardim e o deputado estadual David Zaia), médico de Guaianases (zona leste da Capital) e atual primeiro suplente de vereador na Câmara Municipal de São Paulo.

Outro militante histórico do partido é o Dr. Ruy Antonio Barata (foto), ex-presidente das sociedades paulista e brasileira de Nefrologia, que reúne os médicos responsáveis pelos serviços de hemodiálise, e chefe do setor no Hospital Santa Marcelina, em Itaquera (também na zona leste).

Merecem destaque no PPS de São Paulo vários outros médicos, como Dr. Belfort, Dr. Reinaldo Rubens de Barros, Dr. Edson Monteiro, o recém-filiado Dr. Fábio Kassab e o vereador guarulhense Dr. Ricardo Rui, todos integrados na formulação de propostas de governo para as eleições de 2008.