quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Sábado, 22 de setembro: Dia Mundial sem Carro

Sábado, 22 de setembro, marca a chegada da Primavera, o Dia do Rio Tietê e o Dia Mundial Sem Carro. Implantado pela primeira vez na França, em 1997, é realizado em São Paulo desde 2005, sob a coordenação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Neste ano, ganha o apoio das 350 entidades que integram o Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade. Para os organizadores, é um marco na busca por uma cidade mais justa, mais humana, mais saudável, mais democrática. E sustentável.

O objetivo é ampliar o debate e a participação da população sobre novas perspectivas para São Paulo, lembrando que somos todos pedestres e cidadãos com direito à mobilidade. A estratégia faz parte de um dos quatro eixos temáticos do Movimento, que é a Educação Cidadã.

Um automóvel para cada dois habitantes. Esse é o número assombroso de carros que circulam (ou melhor, que ficam presos nos congestionamentos) em São Paulo. Os cinco milhões de veículos colocam a cidade no posto de segunda maior frota do mundo - a primeira é atribuída à capital japonesa, Tóquio.

Mas, se por muito tempo os números da indústria automobilística foram comemorados como sinônimos de desenvolvimento local e progresso, hoje é consenso de que vivemos em um sistema caótico de transporte e convivência no espaço público da cidade.

Também chama a atenção outro dado preocupante: 40% da poluição do ar é produzida pelos transportes. O que leva o paulistano a perder até um ano e meio de vida, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Isso sem falar nos acidentes de trânsito, considerados a principal causa de morte não-natural no País. Somente em 2006, segundo a CET, 1.487 pessoas morreram nas ruas da cidade. E a situação piora vertiginosamente, já que, a cada dia, cerca de 500 novos veículos entram em circulação.