quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Neto de Salomão Malina se filia ao PPS/SP

O advogado e estudante de jornalismo Mario Malina se filiou nesta quarta-feira ao PPS e deve ser candidato a vereador em São Paulo. Ele é neto de Salomão Malina, o último secretário-geral do PCB e presidente de honra do PPS até a sua morte, em 2002.

Descendente de imigrantes poloneses que vieram para o Brasil no início do século passado, Salomão Malina entrou para o PCB no início dos anos 40, disposto a lutar contra o fascismo. Por causa da militância comunista, passou dois anos e meio na cadeia e 35 na clandestinidade.

Malina teve oito filhos: Léo, Mateus, Maurício, Luiz Carlos, Jaques e André, do primeiro casamento; e Pedro e Léa, do segundo. Deixou 16 netos, entre eles Mario Malina - que morou por 13 anos no Rio Grande do Sul e trabalhou com outro comunista histórico, o jornalista e ex-preso político João Aveline.

"Grande parte da minha infância e adolescência passei ao lado do meu avô, seguindo seus passos, indo a almoços de confraternização, congressos do partido, passeatas, carreatas, sendo cumprimentado e respeitado por todos", escreveu Mario Malina no livro "O Último Secretário - A luta de Salomão Malina". "Confesso que tenho saudade e me emociono quando lembro dessa época."

Novas filiações

A universitária e produtora de eventos Janaína Fernandes Costa, aluna de Direito da Uninove e atuante no movimento acadêmico, é outra potencial candidata a vereadora que se filiou ontem ao PPS. Recém-integrada à Juventude do partido, terá a sua primeira experiência eleitoral em 2008.

Outro novo filiado e possível candidato nas próximas eleições é Antonio Aparecido Cardoso, o Toninho da Cooperativa. Responsável pela Unitransp - Cooperativa União Intermodal de Transportadores Autônomos de São Paulo, tem atuação destacada no cooperativismo e no transporte da zona sul da cidade.

O PPS/SP segue promovendo a filiação de potenciais candidatos, de acordo com a legislação eleitoral, já que o prazo para novos filiados que pretendam disputar as eleições de 2008 se encerra no próximo dia 5 de outubro (um ano antes do pleito municipal).