sexta-feira, 3 de agosto de 2007

PPS/SP discute Política Urbana e Meio Ambiente

Na noite desta quinta-feira, o secretariado de Meio Ambiente do Diretório Municipal do PPS/SP promoveu um debate sobre Política Urbana (ao lado, um dos coordenadores do grupo, Eliseu Ferraz Santoni, os advogados especialistas em Direito Ambiental, Bernard Fuldauer e José Valverde, e a urbanista Helena Werneck).

Helena Werneck fez uma retrospectiva das políticas públicas para as cidades, ressaltando a consagração da vida urbana no Brasil a partir da década de 60. A urbanista afirmou que o grande desafio é fazer com que a população participe do processo de construção do Plano Diretor e da aplicação do Estatuto da Cidade.

Bernard Fuldauer fez uma comparação do Estatuto da Cidade com a Agenda 21, destacando que esta última é um conceito recomendado pela ONU, enquanto o Etatuto é um instrumento prático para aplicação da legislação. O advogado também reiterou a importância da participação popular em todo esse processo, obtendo a cooperação entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil para discutir um plano estratégico municipal.

As reuniões do secretariado de Meio Ambiente do PPS/SP são realizadas quinzenalmente. Acompanhe aqui as principais atividades.