terça-feira, 28 de agosto de 2007

Corrupção ativa: é a cúpula do PT que elegeu Lula

O STF (Supremo Tribunal Federal) acatou a denúncia do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, contra os envolvidos no escândalo do mensalão (esquema que financiava parlamentares da base aliada em troca de apoio político) e abriu processo criminal contra os petistas José Dirceu, José Genoino, Silvio Pereira e Delúbio Soares, entre outros, por corrupção ativa e formação de quadrilha.

Segundo o procurador-geral da República, o "núcleo político" integrado por eles tinha um modus operandi bem definido.

"Tinha entre seus objetivos angariar ilicitamente o apoio de outros políticos para formar a base de sustentação do governo federal", afirmou Souza no relatório.

De acordo com o procurador, o pagamento de propina para a base aliada teria iniciado em 2003 e prosseguido até 2005.

"Os elementos expostos estão a indicar crime de corrupção ativa", afirmou o relator do mensalão, Joaquim Barbosa. "Também entendo que há indícios para autoria e materialidade dos fatos", comentou o ministro Carlos Ayres Britto. "Realmente há elementos", disse o ministro Gilmar Mendes.

Em outras acusações da denúncia do mensalão, o STF já transformou em réus o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), que denunciou o esquema em 2005, os publicitários Marcos Valério e Duda Mendonça, os deputados João Paulo Cunha (PT-SP) e Valdemar Costa Neto (PR-SP) e o ex-ministro Luiz Gushiken (Comunicação do Governo). São 40 denunciados, menos o Ali Babá.