quinta-feira, 5 de julho de 2007

PPS debate esporte, paradesporto e acessibilidade

O Diretório do PPS/SP promoveu nesta quarta-feira à noite, em sua sede municipal, um seminário de políticas públicas de esportes, paradesporto e acessibilidade aos portadores de deficiências, com palestras de Mara Gabrilli, Ulrich Hoffmann e Heraldo Corrêa.

Mara Gabrilli, 38 anos, é vereadora (PSDB), psicóloga, publicitária e ex-secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Cidade de São Paulo.

Há cerca de treze anos, envolveu-se num grave acidente de carro. Fraturou o pescoço e a coluna cervical, ficando tetraplégica. Vários nervos que controlam órgãos vitais foram afetados. Mara perdeu os movimentos do pescoço para baixo e passou dois meses num respirador artificial. Em 1997, ela fundou a ONG Projeto Próximo Passo, que visa melhorar o cotidiano das pessoas com deficiência física.

Ulrich Hoffmann, 67 anos, secretário adjunto da Habitação do Estado de São Paulo, ex-presidente da SPTrans (empresa gerenciadora do transporte na cidade), é engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

À frente da SPTrans em 2005 e 2006, entre outras iniciativas, trabalhou em parceria com a secretária Mara Gabrilli para garantir a acessibilidade nos ônibus paulistanos. O destaque é o serviço "Atende", que oferece transporte especial e gratuito para portadores de deficiências. Abrange pessoas que vão fazer reabilitação e tratamento, além de facilitar o acesso destas ao trabalho, estudo, esporte, lazer e atividades da vida diária.

Heraldo Corrêa Ayrosa Galvão, 52 anos, é ex-secretário de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo (2005-2007). Formado em Turismo, Lazer e Recreação pela Universidade Anhembi-Morumbi, fez cursos de extensão na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), trabalhou como ator e diretor, e foi responsável pela implantação da Televisão Pública de Angola (2001-2002).

Na década de 70, durante a gestão de Olavo Setúbal na Prefeitura de São Paulo, já havia trabalhado na Secretaria Municipal de Esportes, quando a pasta era ocupada pelo deputado Caio Pompeu de Toledo. Na época, participou da criação e implantação de programas de esporte e lazer na cidade, como o "Adote um atleta", "Ruas de lazer", "Olimpíadas Infanto-Juvenis", "Futeboys", "Um ginásio em cada prédio" e as primeiras edições do "Passeio ciclístico da Primavera". Em 1978, foi o primeiro coordenador de Turismo da cidade.

À frente da Secretaria na gestão de José Serra e no primeiro ano de Gilberto Kassab, Heraldo Corrêa tem entre as suas principais realizações a reforma do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, além de iniciativas como Inclui Sampa, Olimpeão, Sampa Skate, Super Férias, Arena no Vale, Motogol, Ponto a Ponto etc.

"Fizemos desta Secretaria um verdadeiro instrumento de inclusão social, disseminação e popularização do esporte e, ainda, de aproximação do cidadão e da comunidade com seus espaços públicos e com a sua cidade", afirma Heraldo Corrêa.