quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Seminário do PPS traz crítica à política econômica

O Diretório Estadual do PPS/SP anuncia para esta sexta-feira, 3 de agosto, o Seminário "Visão crítica da atual política econômica", como parte das atividades preparatórias para a Conferência Caio Prado Júnior - instância de reflexão política organizada pelo PPS e aberta à sociedade.

A coordenação do evento é do deputado federal Arnaldo Jardim, vice-líder da bancada do PPS. A mesa de debates será comandada pelo presidente nacional do PPS, Roberto Freire, e composta pelos economistas Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo, Yoshiaki Nakano, Júlio Sergio Gomes de Almeida e Gilberto Dupas.

Luiz Gonzaga Belluzzo formou-se em Direito e também estudou Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Ingressou no curso de pós-graduação em Desenvolvimento Econômico, promovido pela CEPAL/ILPES e graduou-se em 1969. Foi professor colaborador na Unicamp, onde doutorou-se em 1975 e tornou-se professor-titular em 1986. Entre 1974 e 1992 foi assessor econômico do PMDB e secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1985-1987), durante o governo de José Sarney, sendo um dos responsáveis pelo Plano Cruzado. De 1988 a 1990 foi secretário de Ciência e Tecnologia do estado de São Paulo, durante a gestão de Orestes Quércia.

Yoshiaki Nakano estudou Administração de Empresas na Escola de Administração da FGV (Fundação Getulio Vargas). Fez mestrado e doutorado em Economia na Universidade de Cornell (EUA). Entre 1983 e 1987, alternou cargos no governo do Estado de São Paulo com uma rápida passagem por Brasília, durante a gestão do professor e amigo inseparável Luiz Carlos Bresser Pereira no Ministério da Fazenda. Voltou a dar aulas até ser convidado por Mário Covas a dirigir as finanças do Estado, em 1995. Saiu do cargo no início de 2001, pouco antes da morte do governador, que costumava dizer que Nakano era o homem que ousava dizer não a ele. De volta à FGV, recebeu outra incumbência histórica: montar a Escola de Economia da fundação, da qual é diretor e professor.

Ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda entre maio de 2006 e abril de 2007, Júlio Sérgio Gomes de Almeida é Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde leciona há 24 anos, foi diretor executivo do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) e um dos principais formuladores do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no governo Lula.

Gilberto Dupas é coordenador-geral do Grupo de Conjuntura Internacional da USP (USP) e presidente do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI). Autor de vários livros - entre os quais "Economia Global e Exclusão Social", "Ética e Poder na Sociedade da Informação", "Hegemonia, Estado e Governabilidade" e "Tensões Contemporâneas entre o Público e o Privado" -, é co-editor da revista Política Externa e membro do Conselho Superior de Economia da FIESP. No governo Franco Montoro foi Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento e presidente da Caixa Econômica do Estado.

Data: 3 de agosto de 2007 (sexta-feira)
Horário: 9h às 13h
Local: Assembléia Legislativa de São Paulo
Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Plenário José Bonifácio - 1º andar.