quinta-feira, 26 de julho de 2007

Notícia surpreendente: Manguari Pistolão está vivo!

Por um desses acasos do destino, um almoço informal e despretencioso, no centro de São Paulo, levou a uma descoberta fantástica: Manguari Pistolão está vivo! Mais ainda: vai voltar à ativa no Blog do PPS/SP.

Para quem não sabe, Manguari Pistolão é o personagem comunista da peça Rasga Coração, de Oduvaldo Viana Filho, criado à imagem e semelhança do jornalista Noé Gertel. Enfim descobriu-se que a criatura está viva, apesar de o criador e a fonte de inspiração já terem nos deixado.

A extraordinária revelação foi feita na presença de alguns de seus discípulos: Sérgio Kraselis, Genivaldo Matias, João Teixeira e Cláudio de Oliveira (que vai lançar em breve sua coletânea de charges Pizzaria Brasil).

A conversa girou em torno dos bons tempos da Voz da Unidade, jornal do velho "Partidão" na luta por sua legalidade, que teve como editores, entre outras figuras históricas, os jornalistas José Paulo Netto, Alon Feuerweker, João Aveline, Luiz Carlos Azedo e Noé Gertel.

Lembro de uma história deliciosa contada por Martin Cezar Feijó. Nos prontuários do Dops, o nome de Noé Gertel, “perigoso militante comunista”, com várias prisões e investigações desde os anos 30, constava estranhamente como “Noé Perdão Gertel”.

É que nos primeiros relatórios do Dops, escritos à máquina, o escrivão enganou-se e grafou Noé Guertel (com G-U-E) em vez de Noé Gertel, desculpando-se a seguir, ficando assim: “Noé Guertel, Noé, perdão, Gertel”.

A partir daí, graças ao brilhante intelecto dos repressores da época, o nome do jornalista nos prontuários passou a ser “Noé Perdão Gertel”, o que muito o divertia, sendo mais uma das saborosas histórias que envolveram a vida desse revolucionário, segundo Feijó.