terça-feira, 17 de julho de 2007

Lula e Chávez: Foi sem querer querendo...

Chávez e Lula parecem, cada vez mais, personagens canastrões de programas humorísticos: agora o presidente da Venezuela garante que ninguém vai separá-los. O amor é lindo.

Hugo Chávez elogiou nesta segunda-feira seu colega Luiz Inácio Lula da Silva e garantiu que ninguém poderá separá-los, nem mesmo com as divergências nas últimas semanas em torno do ingresso da Venezuela no Mercosul.

"De todas as partes do mundo fazem de tudo para afastar o Brasil da Venezuela, mas Lula é um amigo, um bom homem, um ser humano nobre, tem boas intenções, é inteligente, tem coragem", afirmou o líder venezuelano.

"Há um plano do império americano, que utilizando quintas-colunas na Venezuela e no Brasil, quer nos fazer brigar, mas ele (Lula) disse que nada o fará brigar com Hugo Chávez, e repito aqui: ninguém me fará brigar com Lula", disse o venezuelano a um grupo de militares.

Se isso fosse um programa humorístico, entraria a claque: risos.

"Pelo contrário, estamos à procura de soluções para os problemas que se apresentam diariamente (...)", destacou.

Chávez garantiu que sempre quis aderir ao Mercosul e lembrou que, em dezembro de 1998, após ser eleito presidente pela primeira vez, viajou a Brasília e a Buenos Aires. "Desde então, porém, começaram a surgir vozes de alguns setores internos do Mercosul que não se interessam pelo avanço da Venezuela com a visão unionista bolivariana na América Latina".

Caberia novamente a claque: gargalhadas.

No dia 3 de julho, Chávez fixou um prazo de três meses para que os Congressos Nacionais de Brasil e Paraguai ratifiquem o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul, ameaçando retirar o pedido de ingresso de seu país no Bloco.

"Não há qualquer razão para os Congressos de Brasil e Paraguai não aprovarem nossa entrada no Mercosul. Nenhuma razão política, jurídica, econômica ou moral", disse Chávez na ocasião.

Nova claque: vaias.

As relações entre Brasil e Venezuela foram abaladas após Chávez chamar de "papagaios" dos Estados Unidos um grupo de congressistas brasileiros que criticaram a decisão do presidente de não renovar a licença da rede de televisão privada RCTV.

Desde então, parlamentares têm indicado que esperam um "gesto" por parte de Chávez para considerar a adesão da Venezuela ao Mercosul.

Talvez as pérolas do outro Chaves, o igualmente folclórico personagem do seriado criado pelo mexicano Roberto Gómez Bolaños, sejam as respostas esperadas pelos brasileiros. Escolha a sua preferida: "foi sem querer querendo", "isso, isso, isso" ou "tá bom, mas não se irrite".