terça-feira, 10 de julho de 2007

Deu no Estadão: Freire pode ser vereador em SP

O jornal O Estado de S. Paulo de hoje antecipa uma informação que vem sendo tratada há um bom tempo, internamente, pela direção do partido: Roberto Freire, presidente nacional do PPS, poderá ser candidato a vereador em São Paulo.

Pesquisas de opinião realizadas pelo PPS/SP mostram a viabilidade da candidatura de Roberto Freire, uma das maiores referências da ética na política, para qualificar o debate em São Paulo.

Leia a matéria do repórter Eduardo Reina:

Freire quer disputar vaga de vereador em São Paulo

Ele foi escolhido um dos parlamentares mais influentes do Congresso pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) durante 14 anos. Ocupou uma cadeira de deputado federal por cinco mandatos. Também foi senador por Pernambuco e cogitou sair candidato a presidente da República no ano passado. Agora, como presidente do PPS e suplente de senador por Pernambuco, quer dar uma virada radical na vida política.

Aos 65 anos, o ex-comunista Roberto Freire prepara a transferência de seu domicílio eleitoral para a cidade de São Paulo e uma candidatura a vereador em 2008.

"O voto de opinião é muito forte em São Paulo. Voltar à cena política numa eleição municipal na principal cidade brasileira dá outra dimensão para um político. Seria uma volta com influência maior", diz Freire, ainda fazendo suspense sobre os planos.

O presidente do PPS admite que há propostas do partido em São Paulo para ter o seu nome como puxador de votos na disputa eleitoral do ano que vem. "Mas não sou candidato agora. Analisamos como o partido está em São Paulo. Como presidente nacional do partido, a preocupação é a eleição de 2008. Minha candidatura a vereador deve ser avaliada em todo o partido, nacionalmente".

A preocupação citada por Freire é expressa também por várias lideranças do PPS no Estado. Todos querem a candidatura, com vistas à formação de uma bancada forte na Câmara Municipal. Um integrante do partido frisou que a candidatura de Freire "daria um norte" à política em São Paulo.

Há alguns entendimentos para que, no ano que vem, seja negociada uma aliança entre PSDB, DEM e PPS na capital.

Outro integrante do diretório paulista ressalta que também estão em jogo as eleições para governador e presidente em 2010. Segundo esse dirigente, os planos são de "fortalecer as bases municipais".

O ex-senador não entende como retrocesso a sua eventual transferência de Pernambuco para o Legislativo municipal de São Paulo e muito menos perda de espaço político em sua terra natal. "Em Pernambuco o respeito existe. Sou suplente de senador. E seria honrada essa volta no Legislativo de uma cidade do porte de São Paulo", explicou Freire.


Conheça aqui a vida e a trajetória política de Roberto Freire.