terça-feira, 10 de julho de 2007

China executa político corrupto... E nós?

Está em todos os jornais do mundo: "China executa ex-ministro por corrupção". O ex-chefe da Administração Estatal de Alimentos e Remédios da China, Zheng Xiaoyu, foi executado hoje, após ser condenado por corrupção, em uma sentença com a qual Pequim tenta conter a pressão internacional diante da crise sanitária que afeta os produtos chineses.

Zheng, de 63 anos, recebeu em 29 de maio a sentença à pena de morte do Tribunal Popular Municipal Intermediário Número 1 de Pequim, que calculou os subornos recebidos em US$ 832 mil (incluindo presentes, o que representa cerca de R$ 1,6 milhão) e o acusou ainda de descumprimento do dever.

As últimas execuções de políticos corruptos na China tinham ocorrido em 2004, com a pena aplicada ao vice-governador Wang Huaizhong, e em 2002, com as mortes de Hu Changqing, vice-governador da província de Jiangxi, e de Cheng Kejie, vice-presidente do Legislativo, todos eles por terem aceitado subornos.

O presidente Lula esteve na China em 2004 (como mostra a foto acima), mas parece que, apesar de anunciar empolgado uma aproximação "econômica, cultural e política", não se deixou influenciar pelo "tratamento anti-corrupção" do governo chinês.

A comitiva presidencial era integrada por nada menos de 430 pessoas, entre os quais sete ministros, seis governadores, um senador, dez deputados e mais de 350 executivos de empresas brasileiras interessadas em negociar com a China.

Pena de morte aos políticos corruptos na China. Suicídio de políticos corruptos no Japão. E no Brasil? Bem, por aqui os corruptos são detentores de mandatos, controlam partidos políticos, têm imunidade parlamentar e até presidem o Congresso Nacional...