quarta-feira, 2 de maio de 2007

Dito e feito: peleguismo marca 1º de maio

O jornalista Josias de Souza, da Folha de S. Paulo, traduziu na manchete principal do UOL, tirada do seu blog, o que foi este 1º de maio: "Peleguismo sindical sepulta reforma trabalhista" .

Parodiando a frase preferida do presidente Lula, Josias ironizou: "Nunca na história desse país a máquina dos sindicatos esteve tão atrelada ao Estado".

"Neste Dia do Trabalhador, as duas centrais mais pujantes – CUT e Força Sindical — arrastaram multidões em São Paulo. Mais de 1,5 milhão de pessoas. Foram atraídas ora pelo sorteio de prêmios ora pela presença de artistas populares."

"Os interesses reais dos trabalhadores não compareceram às duas festividades. As centrais parecem, no momento, mais interessadas em obter vantagen$ para elas próprias. Para a malta, de concreto, ouviram-se apenas promessas de criação de uma espécie de bolsa viagem."

"Viagem instantânea, imediata, só a reforma trabalhista obteve. Foi transportada para as calendas. Todos desejam vê-la bem longe da cena política brasileira. Recorde-se, por oportuno, uma promessa feita por Lula na já longínqua campanha presidencial de 2002."