domingo, 13 de maio de 2007

Código de ética para os blogs

Desde ontem, os blogs do estadão.com.br estão regidos por um conjunto de normas que visa estabelecer parâmetros de comportamento nesse espaço virtual.

Segundo o grupo "O Estado de S. Paulo", "a idéia não é limitar a liberdade de interação e de opinião que caracteriza o veículo, e sim construir um ambiente de respeito e de civilidade, para que não haja constrangimento de quem queira participar, ampliando, assim, a quantidade de leitores e enriquecendo e multiplicando os debates".

O selo Responsabilidade Online marca essa iniciativa. Clicando no selo, o usuário tem acesso às normas de conduta digital do portal. Veja aqui.

A medida é uma tendência na internet contra o vandalismo online, que tem se tornado comum na blogosfera. A reação começou a tomar a forma atual quando Tim O’Reilly, um dos maiores especialistas americanos em internet, sugeriu a criação de um “código de ética” para blogs.

Em resumo, O’Reilly diz que é preciso dar um basta no mau comportamento dos comentaristas que, escondidos pelo anonimato, provocam outros participantes e criam um clima de confronto que nada acrescenta ao que se está discutindo.