domingo, 25 de março de 2007

PCB-PPS: 85 anos de História

"Eles eram poucos e nem puderam cantar muito alto a Internacional naquela casa de Niterói, em 1922. Mas cantaram e fundaram o partido.

Eles eram apenas nove. O jornalista Astrojildo, o contador Cordeiro, o gráfico Pimenta, o sapateiro José Elias, o vassoureiro Luís Peres, os alfaiates Cendon e Barbosa, o ferroviário Hermogênio e ainda o barbeiro Nequete, que citava Lênin a três por dois.

Em todo o país eles não eram mais de setenta. Sabiam pouco de marxismo mas tinham sede de justiça e estavam dispostos a lutar por ela. Faz sessenta anos que isto aconteceu. O PCB não se tornou o maior partido do Ocidente, nem mesmo do Brasil. Mas quem contar a história de nosso povo e seus heróis tem que falar dele. Ou estará mentindo."

(Do poeta Ferreira Gullar, em março de 1982, nos 60 anos do PCB)


Mais 25 anos já se passaram desde essa homenagem de Ferreira Gullar. Mas a história está aí.

Há exatos 85 anos, em 25 de março de 1922, surgia o Partido Comunista Brasileiro, da utopia de nove homens. Durante essas oito décadas e meia, muita coisa aconteceu. Gerações se sucederam, governos passaram, regimes mudaram, ideologias desmoronaram.

Há 15 anos, em 1992, herdeiro desta tradição de lutas democráticas, nascia em São Paulo o PPS - Partido Popular Socialista. Um partido decente, uma opção consciente.

Seguimos no mesmo caminho: a busca por justiça social e por uma sociedade mais humana, mais fraterna, mais solidária e feliz.

Conheça aqui a História do PCB-PPS e ouça a Internacional.