quinta-feira, 29 de março de 2007

Democratas x Republicanos (made in Brazil)

Não deixa de ser curioso: teremos no Brasil, a partir de agora, a reprodução da disputa entre Democratas e Republicanos. Claro que a anos-luz da realidade norte-americana. Mas, enfim...

Por aqui, a versão tupiniquim se dará entre o recém-lançado Democratas (ex-PFL) e o também novato Partido da República (PR, da união do PL com o Prona).

Ou seja, uma briga doméstica de "liberais" (se é que esse termo significa algo por aqui) da extinta Frente Liberal com o Partido Liberal idealizado pelo falecido Álvaro Valle, da era a.V.(antes de Valdemar, ou pré-mensalão).

O símbolo do PR teve, digamos, uma leve inspiração na marca BR da Petrobrás. Tem lógica. É uma espécie de Retrobrás da política.

Os Democratas (sem o P de Partido, assim como eram a UDN e a Arena) adotaram a sigla DEM. Talvez DEMO fosse mais adequado, a julgar pela demonização da extinta sigla... Vade retro!

DEM e PR são dois lados da mesma moeda (literalmente).

O PFL, como maldizem, foi governo desde Pedro Álvares Cabral. Estreou na oposição e entrou em crise.

O PL, ao contrário, foi mais rápido no aggiornamento: aderiu a Lula (tanto, mas tanto, que em 2004 acrescentou uma estrela ao símbolo do extinto partido).